
Instalações, manutenções, reparos ou consertos em geral

estamos a uma ligação de você
(11) 4328-8156
LIGUE JÁ
e receba uma orçamento
JORNAL

Como sua antecessora lâmpada CFL a LED vêm evoluindo tecnologicamente e barateando seu valor. Indiscutivelmente a lâmpada LED é eficiente de maior durabilidade e econômica em consumo elétrico. Mas ainda a lâmpada CFL tem seu lugar e não tão cedo será totalmente substituída, mas sim atuará junto a LED.
A lâmpada halógena semelhante à incandescente tem uma melhor eficiência ao converter a eletricidade em luxo luminoso e menor "desperdício" em calor dissipado.
Quanto à lâmpada incandescente esta chegou o fim de sua "vida útil" tida hoje frente as suas irmãs avançadas é uma lâmpada dispendiosa e ineficiente gerando mais calor do que luz.
A questão é vale a pena trocar as lâmpadas por LED?
A resposta é sim!
Se tem lâmpadas incandescente troque-as já, se for CFL troque-as a media que forem queimando.
O investimento será recuperado na conta de consumo de energia elétrica.
"Bloqueador de ar" funciona?
O consumidor em muitos casos não tem obrigação de entender assuntos técnicos, mas ele compreende que se há algo errado no valor de sua conta de consumo de água e está pagando algo a mais indevidamente evidentemente vai tomar providencias para resolver o problema.
Os medidores de água são equipamentos mecânicos concebidos para medir fluxo de fluido hidráulico. Quando abrimos uma torneira ocorre o fluxo da água que gira o mecanismo do medidor. Se por exemplo em determinado momento o Departamento de Água e Esgoto efetua manutenção na rede hidráulica e entra ar na tubulação, este vai circular pela rede até que seja expelido. Ao passar pelo medidor o ar também se comporta como um fluido e gera o mecanismo contabilizando como se fosse água.
Pois bem os "bloqueadores de ar" a venda no mercado de longe não bloqueia o ar. Na realidade mais se assemelham a uma válvula de retenção vertical. São instalados após o medidor e consequentemente continuarão contabilizando o ar que girará o mecanismo do medidor o comprimindo até que a pressão junto a da água abra a válvula. A razão pela qual ocorre a tal "economia na conta de consumo de água" é que esta válvula restringe o fluxo de água, ou seja, menos vazão de água, menos água consumida.
O que de fato expurga o ar da tubulação é a válvula ventosa, montada a uma conexão "tê" em uma coluna de tubos. O ar e água sobem até a válvula onde um "êmbolo" na presença do ar permanece abaixado e a medida que a água flui eleva o êmbolo até que não haja ar fechando a válvula.
Não deixemos de levar em conta que a economia verdadeira está no uso racional da água, sem desperdícios. Veja o vídeo com o ensaio técnico do "bloqueador de ar".
TOMADA Bivolt®
Recentemente vi este produto lançado na rede social e vale a pena fazer alguns comentários:
-
É preciso selecionar a voltagem manualmente. Antes de conectar o aparelho, verifique a voltagem do produto e ajuste a chave da tomada para 110V ou 220V;
-
Para que a tomada seja instalada, é preciso que o ambiente disponha de 2 fases (110V + 110V), 1 terra e 1 neutro.
-
É fundamental que um especialista realize a colocação.
Uma outra opção é montar um conjunto modular com:
-
suporte 4"x2" para 3 modulos;
-
placa 4"x2" para 2 módulos;
-
modulo tomada 2P+T 20A;
-
modulo tomada 2P+T vermelha (uso 220V) 20A;

Electricity Saving Box funciona?
Mais uma vez, na rede social, me apresentaram este produto e vale a pela alertar sobre este e outros semelhantes.
Primeiro vamos entender algumas coisas básicas:
-
Consumidor residencial é uma coisa e industrial é outra completamente diferente;
-
Há três tipos de cargas:-
-
resistiva (contem resistência para aquecimento);
-
indutiva (contem motores para trabalho mecânico, transformadores para transformar tensão ou reatores para controle de corrente);
-
capacitiva (contem capacitores para correção do fator de potencia);
-
-
Há dois formas de carga:-
-
linear (há uma correlação linear das ondas de tensão e corrente)
-
não linear (há uma distorção das ondas de tensão ou corrente, estas podem gerar harmônicas);
-
-
Potencia Ativa:- potencia consumida pela carga da geradora que produz trabalho expressa em Watts (W);
-
Potencia Reativa potencia devolvida pela carga à geradora que não produz trabalho expressa em Vot Amper Reativa (VAR);
-
Potencia Aparente:- soma da potencia ativa e reativa expressa em Volt Amper (VA);
-
Fator de Potencia:- eficiência de consumo da carga que deve ser ≥ 0,98;
-
Harmônica:- cargas não lineares podem distorcer a forma de onda senoidal ou gerar outras frequências harmônicas assim da nominal de 60Hz.
Com essas pequenas explicações entendam o seguinte, economia de energia ocorre pela conscientização do consumidor no uso correto dos aparelhos, quanto maior a potencia (W) maior o consumo, quanto mais tempo (hr) se usa o aparelho, maior o consumo (Whr).
Exemplo um banho demorado consome muitos Watts além de água, então tome um banho eficiente e higiênico. Se você é daquele que ao terminar a recarga da bateria de seu smartphone ou tablet e deixa o carregador na tomada tenha certeza pode ser que ele tenha uma pequena potencia mas em 24hr ele consumiu muitos Watts/hora.
Esses "economizadores de energia" são totalmente ineficazes e de longe não diminui o consumo de energia. Eles nada mais são do que caixas com capacitores para serem ligado na rede elétrica. Não ocorre correção de FP eficiente, nem filtra contra distorções de onda (ruídos), tão pouco ameniza frequência harmônicas. Pelo contrario uma carga capacitiva sem função consome energia, aumenta potencia reativa, e distorce a onda gerando ruído na rede. Independente da tensão e corrente se a carga informa a potencia de consumo está será o consumo real feita pela carga.
A Concessionaria de energia cobra do consumidor residencial Potencia Ativa (W) só do consumidor industrial é cobrado também Potencia Reativa (KVAR). Por isso são obrigados a fazer correção de FP em suas cargas indutivas com cargas capacitivas.
Os fabricantes de aparelhos de carga não linear são obrigados a desenvolver dispositivos que filtrem as distorções de onda (ruídos), corrijam o FP e amenizem a geração de harmônicas na rede elétrica.
Se você desconfia que está tendo um alto consumo e pagando uma conta e energia cara, chame um eletricista que ele poderá avaliar se está havendo funga de corrente, fiação subdimensionada, problemas com emendas ou cargas com alto potencia.
Válvula Alternadora de pressão funciona?
Este produto popularmente chamado de "tuchão" cumpre o que promete.
Esta válvula pressuriza "hidraulicamente" o encanamento aproveitando a pressão da água que vem da rua. Enquanto a vazam da água no encanamento for menor como a de uma torneira aberta a válvula mantem a saída da caixa dagua fechada. Quando a vazam da água no cano for maior como a descarga de um sanitário ou a água da rua diminuir de pressão a válvula abre a saída da caixa dagua.
Vale salientar que como é um pressurizador "hidráulico" se não houver pressão de água da rua, não haverá pressão também no encanamento só o fluxo vindo da caixa dagua.
Outra observação é que como o encanamento fica pressurizado, ao dar a descarga no sanitário (válvula de descarga), a súbita alteração de pressão pode causar o efeito "Golpe de Aríete", algo plausível, que pode causar fadiga prematura em conexões. Mas entre prós e contras vale a pena instalar, e não esqueça solicite a um encanador para faze-lo!