
Instalações, manutenções, reparos ou consertos em geral

estamos a uma ligação de você
(11) 4328-8156
LIGUE JÁ
e receba uma orçamento
CONSTRUA
Entenda a liguação do paralelo no comando de interruptores em posições opostas.
Quando precisamos ascender ou apagar a luz em um comodo amplo, que seja passagem para outro (corredor) ou entre andares diferentes (escada) utilizamos a ligação em paralelo entre interruptores.
A ligação convencional (figura 1) temos ambas as posições 1 ligadas entre si como ambas posições 2 também ligadas entre si. A fase ligada no polo de um interruptor e o retorno da lâmpada no polo de outro interruptor. Por fim o neutro ligado a lâmpada. Detalhe por convenção o neutro ligasse a lâmpada além do retorno para evitar choques na manutenção do ponto de luz, uma vez que o circuito não está alimentado pela fase quando desligada pelo interruptor.
A ligação não convencional (figura 2) temos ambas posições 1 ligadas a mesma fase como ambas posições 2 também ligadas ao neutro. Ambos os polos convergem para a luz. Esta ligação é funcional, mas exigirá do eletricista atenção! Ligar fase em uma posição e neutro no polo, ou vise versa, do mesmo interruptor causará curto-circuito. Ligar fases diferentes nas posições dos interruptores poderá queimar a luz se esta for de 110V estará sendo alimentada por 220V.
É de inteira responsabilidade do eletricista optar pela ligação não convencional do paralelo para evitar danos materiais ou pessoais!

figura 1
figura 2

Use reator eletrônico para 1 lâmpada fluorescente de 40W para ligar 2 lâmpadas fluorescentes de 20W.
É possível usar um reator eletrônico para 1 lâmpada fluorescente de 40w para ligar 2 lâmpadas fluorescentes de 20W. Seguindo o esquema da figura 1 o par de fios vermelhos serão ligados na lâmpada 1 e o par de fios azuis serão ligados na lâmpada 2. As outras extermidades das lâmpadas deverão ser ligadas em paralelo.

figura 1
Filtro com retro lavagem.
A vantagem da filtragem da água é manter a caixa dágua sem resíduos de sujeira que acaba decantando ao fundo da caixa. Hoje os filtros vendidos no mercado servem para este fim e cada vez mais são utilizados. Alguns fabricantes os vendem juntos a caixa dágua.
Todo elemento filtrante tem uma "vida útil" que pode ser um pouco mais estendida usando o recurso da retro-lavagem. O principio da retro lavagem é inverter o fluxo de água da entrada para saída para que a própria água "lave" o elemento filtrante.
Fluxo Filtragem: registro entrada aberto > registro reverso fechado > registro espurgo > registro saída aberto.
Fluxo Retro lavagem: registro entrada fechado > registro reverso aberto > registro espurgo aberto > registro saída fechado. O fluxo da água deverá permanecer até que a água saia limpa.

figura 1